Estudos

Oxum
O AMOR QUE É O OURO DE OXUM

Oxum <br> O AMOR QUE É O OURO DE OXUM

Oxum nas 7 Linhas de Umbanda

Oxum enquanto divindade corresponde à um dos Tronos de Deus que irradia o Amor Divino. Sendo assim, a orixá rege esse mistério que está inserido na concepção das 7 Linhas de Umbanda Sagrada e emana de si o fator agregador.

Em nossas vidas o magnetismo da Orixá vai se fazer sentir entre as relações de união. Tudo o que se combina, se afeniza e se encontra, é orientado e estimulado pelas irradiações do amor de Deus que é Oxum.

Por esse motivo também é conhecida por reger as relações matrimoniais e o amor que se funde formando a vida. Deste modo, Oxum também tem ligação com a sexualidade dos seres, pois é por meio dela que se obtém a vida em carne.

E não só as relações sexuais, mas tudo o que se soma criando algo está sob o magnetismo de Mamãe Oxum. Um novo empreendimento, uma nova busca, um novo saber, um novo objetivo, novas expectativas, uma nova religião tudo que se agrega e faz nascer algo novo é mistério de Oxum, pois só com amor, que é um sentido de Olorum, que tudo se cria e se multiplica.

Quem faz par e atua com Oxum nesse sentido da vida é Oxumaré que atua na renovação do que já não flui com o equilíbrio que deveria transcorrer, e a mãe Oxum entende-se as agregações que propiciam a concepção do novo.

“É do ouro de Oxum que é feita a armadura que cobre o meu corpo. ” -Carta aos Orixás Maria Bethânia.

- Para eu ficar rico preciso oferendar à Oxum?

Muitas indagações como essa são feitas quando afirmamos que Oxum é dona do ouro e das riquezas. Porém o que temos que entender é que, o ouro enquanto mineral é um elemento da natureza e que quando você fala em ouro no que desrespeito ao valor agregado, ao valor monetário ou ao dinheiro ele não se conceitua como um elemento da natureza e por isso se Oxum for trazer ouro ela está te trazendo uma pedra, uma coisa da natureza e desta forma não será só o ouro, o quartzo rosa também é de Oxum assim como muitas outras pedras. Então, ele explica que a relação de Oxum com riqueza se dá pela prosperidade que ela traz para tudo que figura nossa vida.

“Oxum traz prosperidade, não é ouro, nem o dinheiro. A riqueza é a prosperidade”

Entenda que uma vida próspera e farta não necessariamente é uma vida rica financeiramente, não é tão difícil assim de entender. Mas como a vida próspera também pode ser uma vida rica materialmente?

O primeiro ponto é entender a importância dela e qual lugar ela deve ocupar em nossas vidas. Tudo o que for feito em prol dessa riqueza não deve estar fincado em uma relação de escravismo por parte do requerente, e Mamãe Oxum nos ensina muito disso em sua forma de relacionar vida profissional com o crescimento financeiro dentro do seu mistério.

“Ela traz o amor para o seu âmbito profissional. Por que? Se você é um advogado e você não ama o direito, você é um advogado medíocre, se você é um médico que você não ama a medicina, você é um médico medíocre. Se você tem uma papelaria e você não ama aquela papelaria e chega no seu ambiente de trabalho e tem um funcionário que também não ama aquele lugar e todo mundo está sempre de mau humor e quando entra um cliente ele é maltratado, esse cliente não volta. Aonde não tem amor, não tem prosperidade”

Tudo o que é bonito, é organizado, é bem cuidado só o é, porque tem alguém que nutre amor por aquilo e algo que tenha todas essas qualidades com certeza atraí outras pessoas, por sua vez, também é próspero. Isso irá valer para todos os âmbitos, no trabalho, nos relacionamentos, nos estudos, nas religiões, nas militâncias e etc. tudo o que você se propõe a fazer precisa do outro, ninguém constrói sozinho e é esse amor no mistério de Oxum que agrega todos em torno de um propósito, cria e por sua vez prospera.

Amor é o que une as pessoas é o que une os ideais, amor é algo tão forte, mas tão forte, tão essencial na vida das pessoas que em muitas circunstâncias se afirma que Deus é amor.

Oxum a mais bela entre as Yabás...

“Oxum era conhecida como a amante ardorosa. Tinha um corpo belo, de formas finas. Sua cintura deixava-se abraçar por um único braço. Por muitas noites Oxum teve em seu leito amantes, aos quais propiciava momentos de raro prazer. Oxum teve muitos amores, de quem ganhou presentes preciosíssimos. ”

O trecho acima é um itã que conta como Oxum obteve o amor de Xangô depois de ser constantemente ignorada por ele. O mito que descreve a orixá como uma bela, jovem, rica e linda moça traz também a origem cultural pelo qual se associou Oxum a cor amarela.

Dentro da simbologia da Orixá vamos encontrar constantemente a menção à essas atribuições que lhe foram concebidas por entre as tradições orais e que hoje é vista também dentro do sincretismo religioso em que se associa Oxum à Virgem Maria e é comemorado o dia da Orixá no 08 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição ou Imaculada Conceição.

Oxum é Maria a donzela, Maria a jovem, Oxum é a menina, a jovem e encantadora Orixá. Iemanjá é a grande mãe orixá, assim como, Nanã é a velha senhora, então são três aspectos do juvenil, da maturidade e do ancião e Oxum marca bem a sua presença nessa tríade de mães ou de Yabás.

12 de outubro é dia de
comemorar Mamãe Oxum
Padroeira do Brasil

É comemorado em todo o território nacional o Dia das Crianças. A comemoração foi criada em 1924 pelo deputado federal Galdino do Valle Filho. Mas, nem sempre essa

data significou feriado, o 12 de outubro só se tornou dia de “folga” em razão de Nossa Senhora da Aparecida, santa católica que é considerada a Padroeira do Brasil.

Em 1980, João Paulo II consagrou a Basílica da Nossa Senhora da Aparecida (local onde a imagem da santa está guardada) e foi a partir desta celebração que a Lei 6.802 declarou feriado nacional.

Nossa Senhora da Aparecida

A relação de Nossa Senhora da Aparecida com o Brasil, começou em 1717 quando pescadores resgataram do Rio Parnaíba do Sul, dois fragmentos da imagem de Aparecida. Após o acontecido, vários milagres são atribuídos a santa. O título de Padroeira oficial do Brasil foi conferido em 16 de julho de 1930 pelas mãos do Papa Pio, mas o reconhecimento como feriado nacional só aconteceu 50 anos depois.

Sincretismo

Dentre as comemorações do 12 de outubro encontramos homenagens à uma Orixá presente na Umbanda e religiões afro-brasileiras. Celebramos hoje a beleza, o amor puro, a jovialidade e a riqueza de Mamãe Oxum. Mas, porque essas datas coincidem?

Desde o período em que os costumes e crenças africanos chegaram ao Brasil, muitos dilemas foram travados. A sociedade escravagista, dizimava e repudiava todo e qualquer tipo de manifestação religiosa proveniente destes povos. Mesmo após tantas lutas, conquistas e direitos garantidos é notado diversos atos de intolerância voltados a essa comunidade.

Hoje, a constituição brasileira protege o direito de praticar e expressar culto religioso e criminaliza quem se opor a isso de forma ofensiva ou violenta. Mas, no contexto Brasil Colônia houve uma grande opressão aos ritos afros, e toda a manifestação desta cultura era expressamente proibida.

No entanto, a resistência desses povos perpetuou e garantiu a sobrevivência da fé nos orixás. Para que essa fé não fosse extinta encontrou-se uma maneira de dar continuidade as práticas religiosas sem passar pela repressão. É então que surge o sincretismo, que vai associar a figura dos orixás aos santos católicos. Na prática, isso vai significar o que? Reza-se para os orixás “no pé do santo” procurando identificar semelhanças ou expressões das divindades africanas no culto católico.

O resultado disso é também a associação de Oxum a imagem de Nossa Senhora, que em cada região do país vai ganhar uma expressão diferente. Na Bahia Oxum é sincretizada com Nossa Senhora das Candeias, na Paraíba e em parte do litoral paulista geralmente está relacionada a Nossa Senhora da Conceição e em São Paulo à Nossa Senhora da Aparecida.

O arquétipo de Oxum traz o aspecto maternal, a fertilidade, que por sua vez, conecta-o a imagem de Aparecida, mãe de Jesus. A relação com as crianças também vem desse princípio, do poder da gestação que é exaltado nas duas divindades. Quando uma mulher tem problemas para engravidar é a Oxum que se pede auxílio. Nas celebrações à Nossa Senhora também podemos ver pedidos pela maternidade e bênçãos sob as crianças.

Portanto, hoje é comemorado o dia em que Nossa Senhora – imagem que apareceu no rio quando os pescadores não tinham mais esperança de uma pesca próspera – veio a se tornar padroeira do país.

Atualmente a santa católica também é símbolo do Orixá feminino das águas doces, do rio e das cachoeiras, mas anterior a isso, Mamãe Oxum já encontrava espaço para se fazer presente por entre os cultos em solo brasileiro.

25 ERVAS DE MAMÃE OXUM

OXUM é o Trono irradiador do Amor Divino e da Concepção da Vida em todos os sentidos; como “Mãe da Concepção” ela estimula a união matrimonial, e como Trono Mineral ela favorece a conquista da riqueza espiritual e a abundância material.

Elemento: mineral

Sentido divino: amor

Fatores principais: concepção, agregação

Atribuição: irradiar o amor viva a todos os seres

Polo magnético: positivo; feminino

 

ERVAS DESCARREGO

cipó cabeludo – cipó seda

buchinha do norte

 

*Verbos atuantes nas ervas quentes: amolecer, aprofundar, aproximar, misturar, confundir, expulsar, empedrar, estreitar, corroer (pelas águas), granular (reduzir a grãos).

 

ERVAS EQUILÍBRO

alfavaca

calêndula flor

camomila flor

canela

carqueja amarga

catuaba – pau de resposta

damiana

graviola folha

imburana semente

laranjeira folha

macela flor

manjericão

melissa folha

menta

pata de vaca

poejo

 

*Verbos atuantes nas ervas mornas: abastar, prosperar, conceber, florescer, agregar, unir, aproximar, flexibilizar, melhorar, receber.

 

ERVAS ESPECÍFICAS

malva cheirosa (rosa)

rosas

erva doce

macela flor

melissa

patchuli

maçã

 

*Verbos atuantes nas ervas frias: atrair, agregar, unir, aproximar, flexibilizar, melhorar, receber.