7 linhas de umbanda
As sete irradiações divinas é um assunto muito controverso, o mais importante, é que primeiro, não importa qual é a vertente, a linha ou tradição de umbanda, pois todas elas concordam e combinam que são sete linhas, e quando eu estou falando de sete linhas, eu não estou falando de candomblé, não estou falando de kardecismo e não estou falando de catolicismo, eu estou falando de algo que só existe na umbanda, e quando eu falo de sete linhas de umbanda, não importa o nome que se dá para essa sete linhas, porque esse nome pode mudar, segunda a tradição da casa e a vertente que essa casa segue, mas enfim.
Todas elas concordam em uma coisa, que são sete linhas de umbanda, sete irradiações e vibrações de DEUS.
Então o mais importante não é o nome, o mais importante é o entendimento de o que são essas sete linhas de umbanda, o porquê que umbanda tem em sua base teológica essas sete linhas.
- Porque representam as sete irradiações divinas, Deus se manifestando no nosso universo, no nosso planeta, em nós e em toda a criação através de sete irradiações,
basicamente sete, essas sete irradiações, elas se dividem em outras irradiações menores, mas são Sempre dentro dessas sete irradiações.
Então a gente vai entender que tudo que existe no universo, desde um planeta a um átomo, todos os seres, os encarnados os desencarnados, os animais, as plantas as pedras, as energias, as irradiações, os sentimentos, os pensamentos, todo tipo de gás, todo tipo de terra, todo tipo de agua, tudo que existe no planeta terra e em outros planetas, na criação no geral, é feito com a energia dessas sete irradiações, quando eu digo sete irradiações eu digo um conjunto de energias de Deus.
Então quando entendemos isso a gente vai entender o universo sétuplo, o centenário sagrado, o sete que é um número cabalístico, porque os sete dias da criação, os sete chakras, os sete corpos, os sete pecados capitais, as sete notas musicais, as sete virtudes de Deus e assim seguimos no número 7.
Quando a gente compreende isso, a gente compreende que dentro de uma vibração divina contem infinitas energias parecidas, é como se fosse uma família, de energias afins, e em outra irradiação divina já contém outras energias infinitas que são energias também afins, e assim em todas as outras vibrações.
E então vamos entender que essas sete energias divinas contem separadamente energias especificas, mas que juntas são DEUS, e toda a energia da criação, é a infinita energia de Deus.
Compreendido isso a gente vai entender que, não faz muita diferença, que nome que eu estou dando, para aquela linha da umbanda, porque entendemos e compreendemos o fundamento dessa ciência divina que a umbanda nos explica, explica que não é só da umbanda, mas sim de todas as religiões, mas é só na umbanda que existe as sete linhas, vibrações e irradiações de Deus.
Agora que já entendemos isso vamos para a próxima etapa, dentro da UMBANDA SAGRADA, que é uma vertente que algumas casas seguem, que no caso a umbanda sagrada, é a umbanda da teologia de Rubens Saraceni, que foi disseminada através do preto velho que trabalhava com ele.
Então esse preto velho o Pai Benedito de Aruanda, nos diz que: essas sete linhas, cada uma carrega uma irradiação, que são:
1° Fé
2° amor
3° conhecimento
4° justiça
5° lei
6° evolução
7° Geração.
Que são os sete Tronos Divinos de Deus, as sete linhas de umbanda, as sete energias e vibrações de Deus.
O pai benedito traz essa nomenclatura dessas energias, com o nome daquilo que é a energia afim, então tudo que está relacionado as energias da fé, vão na primeira linha, todas as energias relacionadas ao amor vão na segunda linha, e assim suscetivelmente, e aí o pai benedito traz para a gente a seguinte coisa, dentro de cada linha da umbanda, a gente tem 2 orixás, um pai e uma mãe.
O pai carregando as características do pai e a mãe da mãe!
E o que é isso?
É Deus em sua forma masculina e feminina, então é isso que ele nos traz para a umbanda.
A 1° linha da umbanda, e a linha da Fé que temos 2 orixás encabeçando, liderando, reinando, coordenando, direcionando, quando eu falo que eles estão encabeçando é que não existe só eles nesta linha, e quem a gente tem na primeira linha?
1° Linha da fé: Pai Oxalá e mãe Logunan
2° linha do amor: Mãe Oxum e Pai Oxumaré
3° linha do conhecimento: Pai Oxóssi e Mãe Obá
4° linha da Justiça: Pai Xangô e Mãe Egunitá (Oroiná)
5° linha da lei: Pai Ogum e Mãe Iansã
6° linha da evolução: Pai Obaluaê e Mãe Nanã Buruque
7° Linha Geração: Mãe Iemanjá e Pai Omulo
Temos assim 14 orixás, 7 mães e 7 pais.
- Mas pai Gutto, só existe 14 orixás?
- NÃO!
Sabemos que em torno de 250 e pouquinhos, orixás foram trazidos para o brasil, ou seja, os cultos deles foram trazidos para o brasil junto com os escravos.
Mas existe um estudo que totaliza mais de mil orixás, maiores e principais e menores e pouco cultuados.
Então o que vamos entender, que, quando eu digo que na linha da fé eu tenho oxalá e logunan, eles estão regendo esta linha.
- AHH, MAS ONDE QUE ENTRA ORUNMILÁ?
Entra na linha da fé!
Porque quem Rege é Oxalá e logunan, mas orunmilá está nessa energia, nessa irradiação de fé, então para nos ele está nessa linha de fé, ou seja, não temos apenas dois orixás em cada linha, nós temos muitos, mas quem rege, quem está afrente é sempre o Orixá regente dessa linha, que no caso da linha da fé é OXALA E LOGUNAN.
Por exemplo: ossain está na linha do conhecimento, regida pelo pai Oxóssi.
Temos também Oxaguian e oxalufã que está na linha da fé, regida por oxalá.
Temos Logunedé que está junto de Oxóssi na linha do conhecimento.
E assim por diante.
Então temos outros orixás, que são mais cultuados em algumas casas e em outras não, mas eles vão se encaixar nessas 7 linhas.
Oque a gente tem que entender é o que faz cada linha:
Vamos dizer que eu era do candomblé e entrei pra umbanda, e enquanto eu estava no candomblé eu cultuava Orunmilá, e na umbanda eu quero continuar cultuando orunmilá, então eu passo a entender que orunmilá está ali ligado a oxalá vibrando fé, e eu passo a cultuar orunmilá sabendo que ele está ali junto de oxalá, eu passo a entender teologicamente de que tem Orunmilá na umbanda e que ele está na vibração da fé, e que eu posso continuar cultuando Orunmilá, sabendo que ele não é oxalá, mas que está na vibração da fé.
Então temos aqui esse panteão, esse conjunto de divindades, aonde para cada uma eu vou pedir uma energia.
Então quando eu estou com o coração magoado, eu vou pedir ajuda para Mãe Oxum, quando eu preciso me concentrar ou preciso de ajuda naquela matéria, vou pedir ajuda para mãe obá, ou eu estou precisando ordenar a minha vida, está tudo muito bagunçado, eu não consigo me organizar, eu estou numa bagunça em um caos, eu vou pedir para pai Ogum, minha vida está muito parada as coisas não andam, eu vou pedir para a mãe iansã, eu estou muito nervoso, muito irritado, vou pedir para mãe nanã.
Então Deus traz tudo isso, mas na umbanda que Temos esse panteão de divindades, cada um traz uma vibração e energia que precisamos, Ogum Traz a ordem de Deus, nanã traz a calma de Deus, Iansã traz o movimento de Deus, Obá traz a concentração de Deus a memorização de Deus, oxum traz a cura do emocional de Deus.
Então por isso que na umbanda que é uma religião muito rica culturalmente, e com uma base teológica muito rica a gente tem a condição de ter tantas divindades e entender que cada uma, vai atuar na minha vida, em uma situação muito especifica, por isso que eu tenho a oferenda de nanã que é diferente da oferenda de xangô, que é diferente da oferenda de Ogum, cada um atrás uma energia.
Por isso que cada um tem suas cores de vela, suas oferendas, suas bebidas, e suas cores...