Estudos

O Diabo na Umbanda

O Diabo na Umbanda

Você sabe o que significa a palavra Diabo?

Vamos nos aprofundar...

Significado da palavra Diabo: substantivo masculino

1.RELIGIÃO

segundo a crença de diferentes povos antigos e modernos, espírito ou génio do mal; anjo mau.

2.RELIGIÃO •TEOLOGIA

segundo a religião cristã, o anjo rebelde (Satanás) que foi expulso do céu e precipitado no abismo (inferno) ☞ inicial por vezes maiúsc.

 

- Entendendo o Diabo na umbanda: Todos nós Já conhecemos, ou ouvimos falar da história do Diabo, demônio ou satanás, e hoje nos vamos aprofundar o nosso entendimento Umbandista sobre o assunto, O Diabo é uma historia de cultura totalmente Católica e cristã, e como eu já havia falado no estudo anterior, a umbanda é uma vivencia Cristã, e ai surgem as dúvidas, e as crenças sobre o Diabo.

 

Origem da palavra diabo

 

Do latim diabolus, que significa “demônio”, “entidade intrigante”.

 

Alguns etimologistas também acreditam que o termo “diabo” possa ter se originado do grego diabolus, que neste caso significaria literalmente “acusador” ou “aquele que engana”.

 

O grego diabolos teria, por sua vez, origem do termo diaballein, que pode ser traduzido como “atacar falsamente”.

 

No entanto, a palavra “diabo” entrou no dicionário da língua portuguesa através da forma em latim, diabolus, como sinônimo de “espírito da mentira” ou “entidade maligna”.

 

Crenças e povos de todo o mundo reconhecem este termo como a definição do mal, sendo representado por algumas religiões como um espírito ou entidade maligna, que teria sido expulso dos céus e habita as profundezas da Terra, em meio às trevas.

 

Entendendo e Exemplificando algumas coisas: Em todas as pesquisas e estudos feitos, O Diabo é um ESPIRITO ou ENTIDADE, das trevas, traduzida também como o enganador, o mentiroso. Trazendo isso para a nossa Religião, o diabo nada mais é do que os Zombeteiros e Kiúmbas, que mentem, zombam e enganam a nós encarnados.

 

Na criação Católica o Diabo foi também um ser criado para controlar o povo, para que assim, eles pagassem seus impostos.

 

O Diabo também foi criado como ideias de Desculpas para seus erros, sendo assim culpando o diabo de seus “pecados”.

 

A criação histórica de que satanás ou Diabo, Odeia Deus e a sua criação perde o sentido, Pense e reflita comigo: Segundo os cristãos o diabo Odeia a humanidade porque é a criação de Deus, e segundo os cristãos o diabo é muito poderoso, porem não mais poderoso do que Deus o Criador, então se o diabo é poderoso e pode possuir encarnados, e carrega tanto ódio e raiva contra a criação do divino, porque então, o Diabo não possui um presidente e começa uma guerra que destruiria a humanidade ?

 

Refletindo mais a fundo, segundo os cristões isso não acontece porque a intenção do diabo é entristecer Deus, então se pergunte, Deus o todo poderoso que é onisciente, onipotente e onipresente, criou Satanás ou Diabo, sabendo, assim que hoje se tornaria esse ser que viveria contra ele, e que o Diabo viveria fazendo birra contra Deus, manipulando assim sua criação para o entristece-lo ?

 

Refletindo sobre toda essa informação: Toda a História, me parece algo infantil e de briga birrenta, sem sentido e com fundamentação rasa.

ENTENDIMENTO SOBRE O ESPIRITUAL

Olorum, Zambi, Deus o criador, o todo poderoso é o único.

Para nos umbandista o diabo é tudo que há de mal na humanidade, para nós, você não precisa aceitar Deus como seu único e suficiente salvador para se livrar do pecado, pois já somos criação do divino, o pecado é um criação ideológica para controlar a sociedade, grupos ou comunidades religiosas, para assim as prenderem e controlarem em sua ideia de pecado.

 

O Divino de manifesta em nos, como mestres de luz, para nos ajudar em nosso processo evolutivo, e assim como existe luz, também existe trevas, e é nas trevas onde habita esses seres menos evoluídos que trabalham para o mal, e mesmo assim com muita luta esses seres podem encontrar luz e começar uma nova trajetória evolutiva.

 

Assim como existe o bem, existe o mal, e isso é um equilíbrio do universo, pois Deus é equilíbrio e em sua criação existe equilíbrio espiritual e cósmico.

 

Então nos desconstruímos essa historia de que o Diabo é um único ser poderoso que controla as trevas contra Deus, isso é uma história teológica e filosófica deturpada, as trevas não são controladas, somos nos quem decidimos o caminho que vãos trilhar, se vai ser o caminho trevoso ou de luz, nas trevas vivem os frutos da humanidade, ate as trevas tem o controle de Deus, pois ele é o todo poderoso, esse mundo paralelo de trevas, é criado pelo fruto da humanidade, é lá onde vive o pior da humanidade, onde vive o orgulho, negligencia, inveja, raiva, é onde vive a podridão de vibrações que criamos, e muitos dos seres trevosos que vivem lá são controlados por Deus o Criador.

 

O SER HUMANO

 

Nós somos criação de um divino.

 

“O ser humano é essencialmente bom, ele só não sabe disso, por isso esse rende muitas vezes a maldade” -Pai Cipriano D’angola

 

Nós somos fruto do amor, porque se Deus é amor, somos fruto do amor de Deus, somos filhos do amor, e sendo assim, nos somos AMOR, porem estamos em um estágio evolutivo que temos dificuldade de alinhar isso, e por esse motivo estamos em constante evolução para fazer parte da criação do amor, pois o amor é perfeito e evolutivo.

 

Então saiba que não somos tentados pelo diabo, somos nos quem criamos vibrações e energias negativas, somos nós que alimentamos essas ideias, somos nos quem alimentamos a qualquer ser das trevas que atraímos.

 

“Quando eu ponho 2 lobos para brigarem entre si, vence aquele que eu alimento mais”

 

Seres malignos existem, e são reflexos do que nós somos.